Sequência Didática para o
desenvolvimento da competência leitora.
Estratégias de leitura (antes, durante e
depois) para o texto “Meu Primeiro Beijo” (Antonio Barreto).
Há muitas discussões entre os professores sobre como
encontrar uma maneira de inserir seus alunos no mundo da leitura. Sabe-se que esta
é extremamente importante para seu desenvolvimento como ser humano crítico e
atuante na atual sociedade. Pensando nisso, em seduzir o aluno para essa
prática, o texto escolhido para o desenvolvimento da presente Sequência
Didática foi “Meu Primeiro Beijo” de Antonio Barreto, pois acredita-se que, por
apresentar um tema bastante atrativo aos alunos, ele pode vir a contribuir para
o maior interesse e aproveitamento dessa atividade.
O público alvo para o desenvolvimento da atividade é o
9º ano do Ensino Fundamental.
Sensibilização: Exibir aos alunos, antes da apresentação do texto,
trecho do “Cinema Paradiso”, em especial a cena final do filme em que mostra
uma sequência de beijos memoráveis dos clássicos do cinema. Outra sugestão
seria a cena do beijo do “Homem Aranha”, considerado um dos mais belos do
cinema, bem como o da “Bela Adormecida”.
Levantamento
de conhecimento prévio: Logo após a
exibição dos vídeos, propor uma discussão oral sobre eles. Apresentar aos
alunos apenas o título do texto “Meu primeiro beijo” e levantar alguns
questionamentos como: O que vocês esperam de um texto com esse título? Como foi
o seu primeiro beijo? Se ainda não aconteceu, como você espera que seja? O
local onde acontece é importante? Etc.
Algumas imagens serão apresentadas enquanto o
professor faz as perguntas acima.
Pode-se ainda fazer a seguinte pergunta: Qual das
imagens abaixo vocês acreditam que representa melhor o assunto do texto que
será lido?
Fazer a leitura em voz alta do primeiro parágrafo.
Meu Primeiro Beijo
Antonio Barreto
É difícil
acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem
com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele
sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos
virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Neste momento, é interessante dar uma pausa e
perguntar aos alunos o que eles consideram “cultura inútil”? Quem é o narrador
dessa história? Já é possível perceber? A quem se refere?
Não sei se
numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus
milhares de bilhetinhos:
"Você é
a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
Questionar os alunos se conhecem esses vocabulários
como: glicose, metabolismo, Paracelso. Provavelmente conhecem, caso contrário é
importante ampliar seus conhecimentos sobre esses vocábulos. Explique aos
alunos quem foi Paracelso:
Paracelso, pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus
Bombastus von Hohenheim, (Einsiedeln, 17 de dezembro de 1493 — Salzburgo, 24 de setembro de 1541) foi um médico,
alquimista, físico, astrólogo e ocultista1 suíço-alemão.2 A ele também é creditado a criação do nome do elemento zinco, chamando-o de zincum.3 4
Seu pseudônimo significa "superior a Celso (médico
romano)". Entre todas as figuras erráticas do renascimento, a de Paracelso
está pontada pela agitação da sua vida e pela incoerência das suas opiniões e
doutrinas. No estudo da sua biografia, o fato tem sido gradualmente separado da
fantasia, mas nenhum acordo foi alcançado no que respeita à natureza e sentido
de seu ensino. Ele é considerado por muitos como um reformador do medicamento.
Outros elogiam suas realizações em Química e como fundador da Bioquímica.
Ele aparece entre cientistas e reformadores
como Andreas Vesalius, Nicolau Copérnico e Georgius Agricola, e, portanto, é visto como um moderno. Por
outro lado, sempre possuiu uma aura de místico e até mesmo obscura reputação de
mágico.
Durante séculos o seu trabalho tem sido
criticado como não-científico, fantástico e na fronteira com a demência sendo
que muitas das suas obras são puramente religiosas, sociais e éticas de caráter.
E assinou com
uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com
letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas
de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo
sem saber que tipo de lance ia rolar.
Por que ela teve dó de sua letra? Peça aos alunos que
levantem hipóteses.
No dia
seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus,
veio com o seguinte papo:
- Um beijo
pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele
continuou:
- Dependendo
do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e
acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e
pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
O que são perdigotos? Se não souberem explique que são gotículas
contaminadas de saliva que são impelidas, geralmente
através de um espirro,
e que acabam por ser depositadas na conjuntiva, mucosa nasal, boca ou pele
íntegra, produzindo colonização, podendo ser gerados ainda através da fala, tosse e na realização de procedimentos como aspiração
e broncoscopia.1
São fonte de propagação de moléstias, como tuberculose, bacterias
staphylococcus, dentre outras.
- A gente
também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18
g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo
menos 250 bactérias...
Comentar com os alunos que no primeiro beijo,
geralmente, se espera um momento romântico, seria interessante comentar essas
reações fisiológicas em um momento como esse? Seria esse o motivo pelo qual a
narradora o considera o “Cultura Inútil”?
Aí o bactéria
falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus,
e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem
os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei
gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha
do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram
os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de
bocas coladas, por alguns segundos.
Ela gostou do beijo? O que vocês acharam?
E de repente
o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo
do primeiro beijo.
O que ela quis dizer com a palavra “abismo”? Está no
sentido conotativo ou figurado? Caso seja preciso, explicar esses conceitos aos
alunos.
Trabalhado
a parte de leitura, o professor pode solicitar outras atividades: o reconto oral
por alguns alunos escolhidos, reescrita na lousa ou outras atividades que
envolvam agora a competência escritora. Com essas novas possibilidades, o
professor é capaz de traçar novos objetivos para sua aula.
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